
PROFESSORA CHLORIS: A PRIMEIRA DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DA INSTITUIÇÃO
17 de agosto de 2025
QUANDO COMEÇOU A INFLUÊNCIA DA CULTURA ESTADUNIDENSE NO BRASIL
17 de agosto de 2025Para reconstruir a trajetória do professor José Araújo Correia como profissional do ensino de língua inglesa na instituição, recorremos, sobretudo, ao relato de memória de sua filha.
Segundo Márcia Melo (2025), professor José Araújo Correia, mais conhecido como professor Correinha, nasceu em Redenção, no Ceará. Desde criança, já era muito estudioso, sendo sempre aluno de escola pública. Veio a Fortaleza para cursar o ensino médio no Liceu do Ceará. Formou-se em Letras Português-Inglês. Também foi bacharel em Direito, mas nunca exerceu a profissão de advogado. Ainda segundo Melo (2025), aprendeu a língua inglesa de forma autodidata, não tendo frequentado cursos livres para adquirir o idioma. Ingressou na Escola Técnica Federal do Ceará como docente na década de 1960, provavelmente por concurso público, mas Melo (2025) não precisou essas informações. Em Ribeiro (2015), há a menção de que o professor José Araújo Correia foi membro titular do Conselho de Professores da Escola Técnica Federal do Ceará entre os anos de 1967 e 1973.
Em sala de aula, conforme relato do professor Gutenberg Albuquerque Filho (2025), professor Correinha era “um professor mais popular, um jeito bem cearense de ser”. Melo (2025) confirma essa visão ao declarar que “os alunos gostavam muito dele”, pois suas aulas eram divertidas e dinâmicas. Melo (2025) também destaca que “ele era agradável, era uma aula agradável, apesar de ser só o ensino básico”. De acordo com Melo (2025), professor Correinha costumava dar aulas de inglês em cursos como o de Eletrotécnica, Química e Estradas e que, na ausência de um material didático mais elaborado, escrevia muito à lousa para transmitir os conteúdos. Na foto abaixo, encontramos o professor Correinha tocando pandeiro em comemoração ao Dia do Professor de 1979 na Escola Técnica Federal do Ceará. Ele é o segundo, da direita para esquerda. Segundo Melo (2025), “ele gostava muito de tocar” e “ele se realizava quando tocava esse instrumento”.
Professor Correinha também atuava como docente da rede estadual pública do Ceará, no Colégio Estadual Joaquim Nogueira, conforme Melo (2025). Ademais, atuou por, aproximadamente, 3 anos no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), pouco antes de se aposentar da Escola Técnica Federal do Ceará, no início da década de 1990. Faleceu em 2011.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
RIBEIRO, Sarah Virginia Carvalho. Yes, Nós temos língua inglesa no IFCE. In: ARAÚJO, Angela de Alencar Carvalho; ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos M. (org). Yes, Nós Temos Memória! Fortaleza: Edições UFC, 2015.