
O MARCO PIONEIRO PARA O STATUS DE LÍNGUA FRANCA PARA O INGLÊS
17 de agosto de 2025
HISTÓRIA DA EPT NO BRASIL: OBRAS QUE EMBASARAM NOSSO ESTUDO
18 de agosto de 2025Encontramos registros nos boletins de serviço da Escola Técnica Federal do Ceará de 1971 menções de viagem a serviço dos professores Correinha e Chloris. As portarias (fotos) de n. 32, de 21 de julho de 1971 e n. 33, também de 21 de julho de 1971, designaram ambos os professores para o Curso de Organização, Funcionamento e Uso de um Laboratório de Línguas, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 26 e 31 de julho de 1971. As fotos abaixo ilustram na íntegra as páginas 14 e 15 do boletim de serviço com as respectivas portarias. Articulamos essa informação contida nos documentos com a criação do curso técnico em Turismo na Escola Técnica Federal do Ceará, lançado a partir da resolução n. 109, de 8 de novembro de 1972.
Segundo Vasconcelos (1995), o curso técnico em Turismo da Escola Técnica Federal do Ceará foi pioneiro no país. Foi uma demanda do governador do Ceará à época, Cesar Cals (1971-1975). Via-se a necessidade de qualificação de mão de obra para o turismo do estado, que estava em ascensão. Professor Gutenberg Albuquerque Filho (2025) confirma esse cenário ao afirmar que as autoridades da época perceberam as riquezas do estado, como o artesanato, o sol e o mar, por exemplo. Soma-se o fato de que a indústria cearense ainda era relativamente incipiente. Então, resolveram explorar o setor de serviços por meio do turismo. Cria-se também nessa mesma época a Empresa Cearense de Turismo (EMCETUR). Segundo Silva (2024), outras iniciativas dessa época foram executadas para desenvolver o turismo cearense, como a construção do Centro de Convenções do Ceará, o alargamento da Avenida Aguanambi para facilitar acesso ao aeroporto e a construção da rodoviária de Fortaleza.



Na esteira da língua inglesa, o idioma francês também fazia parte da matriz curricular do curso técnico em Turismo. Conforme professor Gutenberg Albuquerque Filho (2025), a própria natureza da profissão de técnico em Turismo exige o conhecimento de línguas estrangeiras para a boa recepção do turista. Dessa forma, ao contrário da tendência da época pelo ensino do chamado inglês instrumental, ensinavam-se as línguas na abordagem comunicativa, isto é, para o desenvolvimento das quatro habilidades de ler, escrever, ouvir e falar. Essa metodologia permite a aquisição plena de uma língua.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
RIBEIRO, Sarah Virginia Carvalho. Yes, Nós temos língua inglesa no IFCE. In: ARAÚJO, Angela de Alencar Carvalho; ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos M. (org). Yes, Nós Temos Memória! Fortaleza: Edições UFC, 2015.
SILVA, José Solon Sales e. Ontem Escola de Aprendizes Artífices, hoje Instituto Federal do Ceará. Fortaleza: EDIFCE, 2024.
VASCONCELOS, Amilton Nogueira de. Importância do curso de turismo da ETFCE para o desenvolvimento turístico de Fortaleza. 1995. Monografia (Especialização em Administração e Direção Escolar) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 1995.