
UM BREVE PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO DO ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL
18 de agosto de 2025A influência estadunidense na educação profissional brasileira começou, pelo menos, duas décadas antes de a língua inglesa ser oficialmente adotada como disciplina escolar na Escola Industrial de Fortaleza.
Em 1946, é firmada uma parceria para cooperação educacional entre o Ministério da Educação brasileiro e um órgão vinculado ao governo dos Estados Unidos, a Inter-American Foundation. Tal parceria resultou em um convênio para a instalação da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI). A atuação da CBAI consistiu na promoção de reuniões com diretores das escolas industriais e escolas técnicas do Brasil. Além das reuniões, também eram oferecidos cursos de aperfeiçoamento para professores, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Uma outra forma de atuação da CBAI era na tradução de livros técnicos relacionados ao ensino e à administração de escolas profissionais.
Pedagogicamente, a CBAI introduziu no país o método Training within industry (TWI), que consistia no treinamento de supervisores que, posteriormente, multiplicariam para seus aprendizes técnicas de desenvolvimento de trabalho para maior produtividade em menor tempo. O TWI empregava fundamentos do taylorismo, como a racionalização da organização do trabalho, que diminuía os custos de produção à medida que reduzia o tempo de produção e imprimia a decomposição de tarefas no processo produtivo. Assim, o TWI rompeu com a prática pedagógica de então, que consistia no ensino de técnicas baseadas no seu mero desenvolvimento empírico. O Training within industry foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, para o treinamento rápido de trabalhadores da indústria bélica. Em tradução livre, significa “treinamento na indústria”.
Em 1962, a CBAI foi extinta. Em seu lugar, foi estabelecido o Programa Intensivo de Preparação de Mão-de-Obra (PIPMO), por meio do decreto n. 53.324, de 18 de dezembro de 1963, no governo João Goulart (1961-1964). O método TWI continuou sendo empregado pelo PIPMO, que permaneceu em vigor até 1982, período no qual formou pelo menos 2,6 milhões de trabalhadores. O PIPMO foi executado nas escolas industriais e técnicas, em especial as Escolas Técnicas Federais, já estabelecidas desde o final da década de 1950 (CUNHA, 2005c, p.10-12).
A disciplina de língua inglesa surgiria nos currículos dos cursos da Escola Industrial de Fortaleza somente em 1961.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRAUN, Maria do Socorro de Assis. Cursos e percursos da educação profissional na escola da Rede Federal do Ceará. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós Graduação em Educação, Fortaleza, 2015.
CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2005.