
O PIONEIRO CURSO DE TURISMO E O FOMENTO DO ENSINO DE INGLÊS NA DÉCADA DE 1970
17 de agosto de 2025
UM BREVE PERCURSO SÓCIO-HISTÓRICO DO ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL
18 de agosto de 2025A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um campo de estudo com uma vasta bibliografia. Para nossa pesquisa, buscamos teóricos que se dedicaram, especificamente, a uma investigação historiográfica acerca da EPT no Brasil.
Marise Nogueira Ramos é especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação. É também doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Em 2014, escreveu o livro “História e política da educação profissional”, que nos serviu para nossa pesquisa para análise sócio-política do trajeto da EPT no Brasil, enfocando a institucionalização da EPT desde a criação das escolas de aprendizes artífices.
Luiz Antônio Cunha é doutor em Filosofia da Educação pela PUC-SP. Em 2005, publicou a segunda edição de sua trilogia sobre o ensino de ofícios na educação brasileira: “O ensino de ofícios e manufatureiros no Brasil escravocrata”; ‘O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização”; e “O ensino profissional na irradiação do industrialismo”. As três obras são bem analíticas e se tratam de uma grande jornada por mais de 5 séculos da experiência da relação entre trabalho e educação no país.
Silvia Maria Manfredi é doutora em Educação pela USP. Seus estudos enfatizam a história da educação sindical e do movimento sindical. Em 2016, publicou “Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história”. A obra sintetiza a história da EPT no país e, devido a sua formatação, oportuniza uma pesquisa rápida e fácil por períodos específicos da história brasileira.
José Solon Sales e Silva é professor titular do IFCE e curador do Memorial do IFCE. Em 2024, publicou o livro “Ontem Escola de Aprendizes Artífices, hoje Instituto Federal do Ceará”, que nos permitiu uma rica incursão pela história centenária da instituição federal no estado, com amplo registro fotográfico.