
O PROCESSO HISTÓRICO DO IFCE
17 de agosto de 2025
PROFESSORA CHLORIS: A PRIMEIRA DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA DA INSTITUIÇÃO
17 de agosto de 2025Segundo Ribeiro (2015), os primeiros professores de língua inglesa da instituição foram Chloris Rendall Janja e José Araújo Correia, havendo “registro do inglês sendo ofertado como disciplina regular para os estudantes do curso de serralheria e tipografia em nível de aprendizes em 1962 e constavam do exame de admissão após a 4ª série” (RIBEIRO, 2015, p. 62).
O ofício de recomendação para contratação da professora Chloris é datado de 7 de agosto de 1961. Ele foi endereçado, pelo então diretor da Escola Industrial de Fortaleza, José Roberto de Mello Barreto, ao presidente do Conselho de Representantes da própria escola.

Infere-se do referido documento que a professora Chloris participara de um processo seletivo promovido pelo Estado do Ceará. Sua aprovação data de 7 de março de 1961. O diretor da então Escola Industrial de Fortaleza solicitou ao seu Conselho de Representantes que a referida professora fosse aproveitada na instituição para a função de professora de inglês do curso industrial básico. O ofício também faz referência ao início da vigência do contrato da professora, sendo justamente a data em que se assina o documento, ou seja, 7 de agosto de 1961.
A foto abaixo trata-se da portaria que amplia a atuação da professora Chloris, que já atuava, pelo menos oficialmente desde 1961, no curso industrial básico da Escola Industrial de Fortaleza. A Portaria n. 113, de 27 de dezembro de 1962, resolveu que a professora também passaria a atuar no segundo ciclo de cursos técnicos industriais, denominado ciclo colegial. As duas fotos desta postagem são os registros mais antigos que encontramos fazendo referência à disciplina escolar de língua inglesa no processo histórico do IFCE.

Portanto, a Escola Industrial de Fortaleza, a despeito da desobrigatoriedade do ensino de idiomas estrangeiros da recém promulgada LDB (Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961), começou a contar com a disciplina de língua inglesa nos currículos de seus cursos a partir de 1961, quando professora Chloris foi contratada pela instituição.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, Sarah Virginia Carvalho. Yes, Nós temos língua inglesa no IFCE. In: ARAÚJO, Angela de Alencar Carvalho; ARAÚJO, Edna Maria Vasconcelos M. (org). Yes, Nós Temos Memória! Fortaleza: Edições UFC, 2015.